Existe uma crescente procura por veículos elétricos no Brasil e no mundo, esse movimento tornou esses modelos populares e desejados. Para quem ainda não pode bancar a compra de um carro zero quilômetro, os usados e seminovos podem ser uma ótima opção de entrada no mundo da mobilidade elétrica. Mas é necessário alguns cuidados adicionais.
Entre janeiro e dezembro de 2023, exatos 19.310 veículos elétricos (BEV) zero quilômetro foram vendidos no Brasil. O número representa alta impressionante de 56,2% se comparado com o mesmo período de 2022. Essa alta na procura pelos elétricos foi embalada pela entrada de novos players no mercado. De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), para 2024 a expectativa é de que as vendas desses veículos cresçam 60% em relação ao ano anterior.
Segundo dados da Olho no Carro, maior plataforma de consulta veicular para pessoas físicas do país e que conta com mais de 1,2 milhão de clientes cadastrados, a busca por informações sobre carros 100% elétricos usados teve um crescimento de 167% em 2023, no comparativo com 2022. Já os modelos híbridos, apresentaram uma alta de 139% no mesmo período. As três marcas de elétricos mais pesquisadas foram: Volvo, Nissan e BYD. Com relação aos híbridos, as montadoras que lideraram as buscas foram: Chery, BMW e Volvo. A empresa com o maior crescimento entre os elétricos usados foi a BYD, com 333%.
Para quem ainda não pode adquirir um modelo zero, é importante estar atento para os cuidados na hora de comprar um veículo elétrico seminovo. Pensando nisso, a GreenV – mobility tech que desenvolve tecnologias inteligentes para o setor – preparou algumas dicas para quem está em busca de um carro elétrico usado.
De acordo com a GreenV, os principais itens a serem analisados são:
Estado de saúde da bateria: é o componente mais caro do veículo e, por isso, é importante verificar a sua capacidade de armazenamento de energia. A maioria dos fabricantes oferece garantia de 8 anos para a bateria.
Conectores e condições de recarga CA/CC: a recarga é um dos principais fatores a serem considerados na escolha de um carro elétrico. É importante verificar se o veículo possui os conectores necessários para a recarga rápida (CC) e lenta (CA).
Assoalho do carro: a bateria do carro elétrico fica localizada no assoalho, por isso, é importante avaliar se há danos ou sinais de deformação.
Painel de instrumentos: o painel de instrumentos deve apresentar informações sobre a autonomia, o consumo de energia e o estado da bateria.
Suspensão do carro: a suspensão do carro elétrico é diferente da suspensão de um carro a combustão. É importante vistoriar se as molas e amortecedores estão em bom estado.
Além desses itens, a GreenV lembra que é primordial verificar se o carro passou pelas revisões periódicas e se possui a documentação em dia. Para uma garantia adicional, peça, na concessionária ou revendedora, um laudo detalhado sobre a saúde da bateria, muitos veículos permitem extrair essas informações por meio de scanners conectados à porta de diagnóstico OBD, utilizando adaptadores Bluetooth e aplicativos específicos para o modelo.
Além da análise técnica, um teste prático é essencial. Realizar uma condução em condições normais permite avaliar o consumo real da bateria. É indicado percorrer um trajeto variado, com algumas acelerações mais intensas e outras mais suaves. Se, ao final, o consumo de bateria estiver em linha com as expectativas do modelo, isso fortalece a confiança na saúde energética do veículo.
Por outro lado, a Olho no Carro pode ajudar a ter mais segurança na hora de procurar e comprar um veículo seminovo ou usado. Através da placa ou do número do chassi, a plataforma é capaz de levantar cerca de 30 informações sobre o veículo, como o preço-médio de sua venda, a opinião de donos do mesmo modelo, se o carro/moto em questão passou por alguma situação de roubo ou leilão e muito mais. Alguns desses serviços são oferecidos de forma gratuita, sendo que o pacote completo de informações custa R$59,90
Sobre a GreenV
Fundada em 2021, a GreenV é hoje referência em eletromobilidade no Brasil, líder nacional em instalação de pontos de recarga e detentora de tecnologia própria para diversas soluções voltadas para a mobilidade elétrica. Como a Charging Management System (CMS), que permite que o usuário colete dados do carregamento em tempo real. A startup também desenvolveu o app GVgo, que permite traçar rotas com pontos de recarga, localizar os pontos de carregamento espalhados pelo Brasil, efetuar reserva de estações, saber se estão em uso e realizar pagamentos pelo app, por meio de cartão de crédito ou outras formas de pagamento. A companhia também já foi responsável pela instalação de mais de 3 mil pontos de recarga, em 24 estados brasileiros. Depois de receber um aporte de R$22 milhões de um fundo norte americano – o maior já recebido por uma mobility tech –, a companhia passou a focar exclusivamente em soluções e tecnologias inteligentes para mobilidade elétrica. Recentemente, a GreenV fechou parcerias importantes, com a Volkswagen Caminhões, com a Intelbras, a Indigo Brasil, uma das maiores empresas do setor de estacionamentos privados do país, além do Grupo Safira e a gigante do mercado de alimentos, Unilever. A empresa também foi responsável pelo lançamento do primeiro centro de ensino, a GreenV Academy, dedicado ao treinamento e estudo da eletromobilidade. Além dos planos de ampliação dos pontos de recarga por todo o país, a startup já tem em seu planejamento estratégico de desenvolvimento mais de 70 inovações que serão lançadas no mercado brasileiro até 2025, com base na Metodologia da Aceleradora de startups 10X Digital.
Mais informações: www.greenv.com.br
Instagram: @greenvoficial
Sobre a Olho no Carro
Maior plataforma de consulta veicular para pessoas físicas do Brasil, a Olho no Carro, foi fundada em 2017 pelos sócios Yago Almeida e Bárbara Siqueira. O objetivo era oferecer serviços de consulta veicular online, para garantir transparência e segurança nas transações de compra e venda de carros seminovos e usados em todo território nacional. A ideia de criar a Olho no Carro veio através de outro negócio que fazia a mesma análise do histórico de veículos, mas que era voltado exclusivamente para lojistas e concessionárias. Ao observar esse déficit de informações para o consumidor final, ou seja, a pessoa física que poderia ser prejudicada ao adquirir um carro sem verificar o histórico de problemas, surgiu a ideia da Olho no Carro. Com o crescimento da empresa ao longo dos anos, muito focada em tecnologia, surgiu a oportunidade da entrada de um terceiro sócio, Diego Moura, que ficou responsável por essa área. Um dos principais diferenciais da plataforma é oferecer diversas informações exclusivas em poucos segundos, apenas com a placa ou o chassi do automóvel, como por exemplo: opinião do dono, preço das principais peças, histórico de quilometragem, fotos reais do veículo, principais falhas do modelo, comparativos e muitas outras informações valiosas para quem deseja comprar um carro usado, com mais segurança. No segundo semestre de 2023, a empresa atingiu o total de 1,2 milhão de clientes cadastrados e tornou-se referência em consulta veicular. Mensalmente, mais de 800 mil pessoas consultam o site antes de fechar negócio.
Mais informações: www.olhonocarro.com.br
Instagram: @olhonocarro