Trocar a lona de freio é uma tarefa essencial para manter a segurança do veículo e garantir uma frenagem eficiente. Além de ser um processo que exige atenção, é fundamental saber quais ferramentas usar e seguir os procedimentos corretos para evitar erros. Neste guia completo, você aprenderá o passo a passo de como realizar a troca da lona de freio do seu veículo de forma prática e segura, mesmo que nunca tenha feito isso antes.
O que é a Lona de Freio e Por Que Trocar?
A lona de freio é o componente responsável por gerar o atrito necessário para parar as rodas quando o pedal de freio é acionado. Com o tempo e o uso constante, a lona se desgasta e começa a perder sua eficiência, o que pode comprometer a segurança do veículo. Trocar a lona de freio desgastada é essencial para evitar falhas no sistema de frenagem e garantir uma resposta rápida ao frear.
Quando Trocar a Lona de Freio?
Normalmente, recomenda-se verificar o estado das lonas de freio a cada 10.000 km e trocá-las a cada 20.000 a 40.000 km, dependendo do modelo do veículo e das condições de uso. Alguns sinais de desgaste da lona de freio incluem:
- Barulhos de arranhado ao frear.
- Aumento da distância de frenagem.
- Vibrações no pedal de freio.
Ao notar esses sinais, é hora de fazer uma revisão no sistema de freios e considerar a troca das lonas.
Ferramentas Necessárias para Trocar a Lona de Freio
Antes de começar, você precisará reunir algumas ferramentas para realizar a troca:
- Chave de roda
- Macaco
- Alicate
- Chave de fenda
- Conjunto de lonas de freio novas
- Escova de aço
- Fluido de freio (se necessário)
Atenção: Ao manusear o sistema de freio, é importante ter cuidado com a segurança. Use óculos de proteção e luvas, e sempre trabalhe em um local bem iluminado e com boa ventilação.
Passo a Passo para Trocar a Lona de Freio
1. Prepare o Veículo
- Estacione o veículo em uma superfície plana e segura, e puxe o freio de mão.
- Coloque calços nas rodas traseiras para evitar que o veículo se mova.
- Use o macaco para elevar o veículo até que a roda fique suspensa.
- Remova a roda usando a chave de roda e reserve as porcas em um local seguro.
2. Acesse o Tambor de Freio
- Com a roda removida, você terá acesso ao tambor de freio.
- Dependendo do modelo do seu veículo, pode ser necessário remover uma capa protetora.
- Remova o tambor puxando-o cuidadosamente. Caso esteja preso, use um martelo de borracha para ajudar a soltá-lo.
3. Remova a Lona de Freio Antiga
- Observe como a lona de freio está instalada para facilitar a remontagem.
- Com o alicate, solte as molas que seguram a lona de freio no lugar.
- Remova as lonas de freio antigas com cuidado, prestando atenção na posição de cada peça.
4. Limpe o Tambor e a Área de Frenagem
- Use a escova de aço para limpar o tambor e remover resíduos de poeira e sujeira.
- Se houver vazamento de fluido de freio, verifique se há necessidade de trocar o cilindro ou outros componentes do sistema.
- Evite usar ar comprimido para não inalar partículas de amianto que podem estar presentes nas lonas antigas.
5. Instale a Lona de Freio Nova
- Coloque as lonas novas no lugar, respeitando a posição correta observada antes.
- Fixe as lonas usando as molas e demais peças de fixação.
- Certifique-se de que a lona está bem encaixada e segura.
6. Recoloque o Tambor e a Roda
- Recoloque o tambor no sistema de freio, alinhando-o com cuidado.
- Fixe novamente a roda no lugar usando as porcas.
- Abaixe o veículo e remova o macaco.
7. Teste o Sistema de Freio
- Com o veículo ainda parado, pise no pedal de freio algumas vezes para verificar a resposta do sistema.
- Teste o veículo em um local seguro, fazendo paradas curtas e longas para avaliar o desempenho do freio.
Cuidados e Dicas Importantes
- Verifique se as lonas novas são compatíveis com o seu modelo de veículo.
- Não use produtos à base de óleo para limpar o tambor, pois isso pode comprometer a frenagem.
- Sempre troque as lonas de freio de ambos os lados para garantir um desgaste uniforme.
- Considere substituir o fluido de freio se ele estiver velho ou contaminado.
Comparativo de Lonas de Freio: Como Escolher a Melhor?
Marca | Material | Durabilidade (km) | Preço Médio (R$) | Qualidade |
---|---|---|---|---|
Cobreq | Fibra de vidro | 30.000 | 120,00 | Alta |
Fras-le | Kevlar | 40.000 | 150,00 | Muito Alta |
TRW | Compósito cerâmico | 35.000 | 130,00 | Alta |
Bendix | Fibra sintética | 25.000 | 100,00 | Boa |
Nota: Os valores podem variar conforme a região e o fornecedor. Vale sempre buscar alternativas em lojas de autopeças e comparar preços.
Perguntas Frequentes
Posso trocar a lona de freio sozinho, mesmo sem experiência?
Sim, é possível, mas exige cuidado e atenção aos detalhes. Se não se sentir seguro, consulte um profissional.
Qual a diferença entre lona e pastilha de freio?
As lonas de freio são usadas em freios a tambor, enquanto as pastilhas são utilizadas em freios a disco. A escolha depende do sistema de freio do seu veículo.
Quanto tempo leva para fazer a troca?
Com as ferramentas certas e o passo a passo em mãos, a troca pode levar cerca de 1 a 2 horas.
Preciso substituir o fluido de freio ao trocar a lona?
Não é obrigatório, mas recomendado se o fluido estiver antigo ou contaminado.
Resumo e Conclusão
Trocar a lona de freio do seu carro é uma tarefa que requer atenção, mas que pode ser feita em casa seguindo o passo a passo detalhado. Esse cuidado aumenta a segurança ao dirigir e evita problemas futuros com o sistema de frenagem. Lembre-se de usar peças de qualidade e, caso tenha dúvidas, busque a ajuda de um profissional especializado.
Agora que você sabe como fazer a troca da lona de freio, que tal colocar o plano em prática?