As vendas de carros usados e seminovos estão crescendo cada vez mais no Brasil com a alta de preços dos automóveis novos. Em janeiro deste ano, 766.558 unidades foram comercializadas no país. O número é 14% maior se comparado com o mesmo período de 2023, quando 672.491 exemplares foram vendidos. Os dados são da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). Acompanhando essa alta, a Olho no Carro – maior plataforma de consulta veicular para pessoas físicas do Brasil -, registrou um crescimento de 27% nos primeiros meses de 2024, em comparação ao mesmo período do ano passado.
“Foram mais de 522 mil acessos, em pouco mais de 60 dias. Além do segmento de seminovos e usados estarem aquecidos, esse resultado reflete o quanto ainda podemos crescer. Desse total, 68% dos clientes optaram por comprar a consulta completa, por R$59,90. Sinal que estamos no caminho certo e que podemos ajudar cada vez mais os clientes a realizarem o sonho da compra do carro usado em uma experiência sem sustos”, comemora o CEO da Olho no Carro, Yago Almeida.
Após finalizar uma grande mudança estratégia de marketing, que acelerou o crescimento da empresa nos últimos dois anos, a Olho no Carro ampliou seu faturamento em 53% no ano de 2023, se comparado com o mesmo período de 2022. Para 2024 os planos são ainda mais ambiciosos, a previsão é não só aumentar o faturamento, saltando de R$20 milhões para R$27 milhões, como também amplificar substancialmente o número de downloads no aplicativo, alcançando a marca de cinco milhões. A empresa também quer expandir o número de usuários na faixa entre 18 e 25 anos da plataforma, a geração Z.
Entre as novidades previstas pela Olho no Carro, está disponibilizar novos serviços gratuitos, entre eles: o “Projeto Opinião do Dono” e a “Ficha Técnica”, onde todos os usuários da plataforma podem consultar esses dados, que vão contemplar todas as versões de veículos existentes no Brasil.
“Estamos indo nesta direção e temos convicção que o caminho para a nossa plataforma é disponibilizar, cada vez mais, informações gratuitas aos usuários. Hoje, nossa verificação completa, que é paga, sai por R$59,90, mas nosso objetivo é tornar esse serviço gratuito, muito em breve”, enfatiza o executivo.
Ainda para 2024, a plataforma pretende lançar o projeto “Meu Carro”, para o aplicativo Olho no Carro. Nele, o usuário poderá cadastrar seu carro e fazer consultas ilimitadas sobre dados variados deste veículo. Caso ative o serviço de monitoramento premium, o cliente será alertado sobre multas, revisões, entre outros serviços.
A empresa também quer ampliar sua atuação na região Sul e no estado de Minas Gerais, pontos focais da expansão em 2024. Com grandes desafios para o próximo ano, a Olho no Carro deve ampliar seu quadro de funcionários em 20%, hoje conta com cerca de 40 pessoas.
Ao longo de 2023, a empresa obteve uma nova conquista e alcançou a marca de 1 milhão de usuários registrados em sua plataforma, que hoje já passam de 1,2 milhão e que geram uma média de 800 mil consultas veiculares realizadas mensalmente.
Como funciona a plataforma Olho no Carro?
Com apenas a placa ou o número do chassi do carro, o consumidor consegue fazer duas modalidades de consulta na plataforma da Olho no Carro: uma mais simples, sem custo; e uma mais completa, por R$59,90. Ao total, é gerado um relatório de mais de trinta itens, que vão desde informações sobre a passagem do carro por um leilão, por exemplo; se tem sinistro, se foi roubado ou se já participou de algum recall. Também é possível saber preços de peças e revisões e a opinião de outros donos que possuem o mesmo modelo.
Sobre a Olho no Carro
Maior plataforma de consulta veicular para pessoas físicas do Brasil, a Olho no Carro, foi fundada em 2017 pelos sócios Yago Almeida e Bárbara Siqueira. O objetivo era oferecer serviços de consulta veicular online, para garantir transparência e segurança nas transações de compra e venda de carros seminovos e usados em todo território nacional. A ideia de criar a Olho no Carro veio através de outro negócio que fazia a mesma análise do histórico de veículos, mas que era voltado exclusivamente para lojistas e concessionárias. Ao observar esse déficit de informações para o consumidor final, ou seja, a pessoa física que poderia ser prejudicada ao adquirir um carro sem verificar o histórico de problemas, surgiu a ideia da Olho no Carro. Com o crescimento da empresa ao longo dos anos, muito focada em tecnologia, surgiu a oportunidade da entrada de um terceiro sócio, Diego Moura, que ficou responsável por essa área.
Um dos principais diferenciais da plataforma é oferecer diversas informações exclusivas em poucos segundos, apenas com a placa ou o chassi do automóvel, como por exemplo: opinião do dono, preço das principais peças, histórico de quilometragem, fotos reais do veículo, principais falhas do modelo, comparativos e muitas outras informações valiosas para quem deseja comprar um carro usado, com mais segurança. No segundo semestre de 2023, a empresa atingiu o total de 1 milhão de clientes cadastrados, a empresa tornou-se referência em consulta veicular. Mensalmente, mais de 800 mil pessoas consultam o site antes de fechar negócio.
Com apenas seis anos no mercado, a Olho no Carro está sempre inovando na busca por soluções tecnológicas para oferecer aos seus clientes as informações mais precisas e atualizadas sobre veículos usados. Por esse motivo, a plataforma já possui um App, que levou para a palma da mão a experiência de consultas online. Com uma equipe de profissionais experientes e apaixonados pelo que fazem, assim como todo brasileiro apaixonado por carro, a empresa se consolida como um dos principais players no mercado de informações veiculares no Brasil.