O Free Flow, tecnologia que permite que os veículos transitem sem paradas ou redução de velocidade, chega à ERS-122 no próximo dia 15 e essa será a primeira rodovia estadual no Brasil a receber a tecnologia, que oferece uma experiência mais fluida para os motoristas que trafegam pela região.
Como todo início de tecnologia, ainda existem algumas dúvidas para moradores e quem trafega pela região sobre como funcionará o Free Flow. Com o objetivo de esclarecer essas dúvidas e mostrar seus benefícios, Carla Barreiros, Diretora de Operações do Sem Parar, respondeu a cinco questões que ajudarão a entender sobre o Free Flow e sobre como as tags de pagamento automático auxiliam na melhor experiência dessa nova tecnologia, que começa oficialmente no trecho de Antônio Prado e chegará, no início de 2024, em mais rodovias no Rio Grande do Sul do país.
-
O que é free flow?
CB: O sistema de pedágio denominado Free Flow é uma inovação tecnológica que permite que os veículos em passagem por uma rodovia sejam identificados e tarifados sem que haja a necessidade de parar ou sequer reduzir a sua velocidade para que a cobrança seja efetivada numa praça de pedágio. Além de vários países na Europa e dos Estados Unidos, o nosso vizinho Chile é um dos países que já utiliza a tecnologia.
Por aqui, o funcionamento dessa estrutura funciona assim: são escolhidos alguns pontos na rodovia para a instalação de dispositivos de detecção, identificação e classificação de veículos – os pórticos –, sendo eles câmeras, sensores e/ou leitores de placas. Esses pórticos, na prática, substituem as tradicionais praças de pedágio físicas e a necessidade de passar por uma cancela física.
-
Como funciona a cobrança no Free Flow?
CB: Os pórticos equipados com a tecnologia identificam e classificam os veículos, e determinam eletronicamente qual tarifa deverá ser paga. Clientes equipados com uma TAG Sem Parar ou outra semelhante recebem a cobrança em suas faturas, sem se preocupar com pagamentos após a viagem. Clientes sem tag precisam pagar a tarifa manualmente, em até 15 dia após a passagem pelo pórtico, nos canais oferecido pela concessionária. O não pagamento acarreta multas e penalidades para o motorista.
-
Como o Sem Parar observa a evolução chegada do Free Flow ao Brasil?
CB: Como um ecossistema de mobilidade, estamos otimistas com a evolução do Free Flow e com o potencial que essa inovação traz. É uma tecnologia já bastante utilizada no exterior e que traz um enorme potencial para modernizar a forma como nossos motoristas trafegam pelas rodovias. Mais fluidez, mais economia e facilidade. O Sem Parar promove a experiência de fluxo livre em estradas há mais de 20 anos. Conhecemos o setor e estamos participando ativamente dos debates para a evolução da implantação do Free Flow no país.
-
Motoristas serão obrigados a adquirir uma tag para utilizar o Free Flow?
CB: Não, mas a experiência completa do Free Flow só é possível quando o carro está equipado com uma tag Sem Parar ou outra semelhante. Com uma tag, motoristas têm um desconto automático de 5% e, além disso, pode chegar a até 20% de desconto na tarifa se for um usuário frequente da rodovia. Além de não terem acesso a esses descontos, quem trafega sem a tag precisa se lembrar de realizar o pagamento de forma manual pelos canais de atendimento, em até 15 dias após a viagem.
-
Para usar o Free Flow por meio de tags será necessário trocar as existentes por uma nova versão?
CB: Não é necessário trocar sua tag ou adquirir uma específica para usar no Free Flow. As mais de 6,5 milhões de tags ativas do Sem Parar e todas as outras disponíveis no mercado são interoperáveis entre os sistemas das praças de pedágio com cancela e o Free Flow. Esses sistemas, inclusive, irão coexistir por um tempo à medida que o Free Flow for sendo implementado no país.
Sobre o Sem Parar
Há mais de 20 anos de atuando no Brasil, o Sem Parar, ecossistema de mobilidade, inaugurou a categoria de pagamentos automáticos no país e se mantém inovando para proporcionar uma vida sem barreiras para os seus clientes. Com mais de 6,5 milhões de tags ativas, está em 100% da malha pedagiada, oferecendo suas soluções em 13 Estados, além do Distrito Federal. São mais de 6.300 pontos urbanos credenciados, entre estacionamentos, drive-thrus, lava-rápidos e condomínios, sendo mais de 2.500 postos de combustível. Com o SuperApp Sem Parar, seu principal elemento de conexão com clientes, a empresa descomplica a rotina das pessoas, com mais de 28 produtos e serviços. Atualmente, o Sem Parar dispõe de amplo portfólio de planos e serviços, que se encaixam no perfil de cada cliente e podem ser adquiridos em mais de 10.000 pontos de venda próprios e de parceiros, por meio do site Sem Parar ou pelo Televendas. Sem Parar foi ganhador de 8 prêmios Reclame Aqui e das premiações organizadas pelo jornal O Estado de S. Paulo: Prêmio Mobilidade (2022), Melhores Serviços (2019|2020|2023) e o Marcas Mais (2020|2021|2022)
Sobre a Fleetcor
A Fleetcor Technologies (NYSE: FLT) é a líder global em soluções de pagamento para empresas. A companhia fornece as melhores soluções do mercado a empresas de todos os tamanhos para que estas controlem e simplifiquem seus pagamentos de combustível, pedágio, hospedagem e outros gastos corporativos. Para os estabelecimentos comerciais e parceiros participantes de suas redes proprietárias, a Fleetcor proporciona incremento de vendas e fidelização de clientes. A Fleetcor atende empresas, parceiros e estabelecimentos comerciais na América do Norte, América Latina, Europa e Australásia. Para mais informações, acesse Fleetcor.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U