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Home»CARROS»Edição limitada XPlay procura dar um visual mais descolado ao racional Nissan Kicks
CARROS

Edição limitada XPlay procura dar um visual mais descolado ao racional Nissan Kicks

roldrigues987@gmail.comBy roldrigues987@gmail.comabril 2, 2024Nenhum comentário9 Mins Read
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O Kicks é o que se pode chamar de SUV compacto de amplo espectro. A Nissan criou sete versões que vão da despojadíssima Active, de R$ 112.990, até a tecnológica Exclusive Pack Tech, de R$ 150.290. Isso sem perder de vista a racionalidade na produção: todas têm o mesmo motor e câmbio: 1.6 aspirado de 110/113 cv e 15,2/15,3 kgfm, gerenciado por câmbio CVT. Nenhuma dessa configurações, no entanto, consegue emplacar uma imagem mais emocional do SUV japonês. E foi para amenizar essa impressão e ampliar o publico que nasceu, em 2022, a Edição Limitada XPlay e a cada ano é renovada. A primeira era branca, a segunda cinza e a atual é preta, todas com o teto e os detalhes em vermelho. Neste ano foram exatas 1.360 unidades, sendo que a avaliada era a de número 0012.
As diferenciações da XPlay são basicamente visuais. O conteúdo é baseado na versão intermediária Advance, adicionada de aerofólio traseiro, revestimento interno em couro sintético, espelho fotocrômico e carregador por indução para celular. Esses itens são adicionados aos seis airbags, ar-condicionado, chave presencial para travas e ignição, câmera e sensores de ré, sensor de luminosidade, rodas de 17 polegadas, central multimídia com tela touch de 8 polegadas e espelhamento de celulares via cabo e painel de instrumentos híbrido, com velocímetro analógico e tela de 7 polegadas com computador de bordo, conta-giros, etc.
No visual do XPlay, o Kicks vem na cor Preto Premium com teto em Vermelho Malbec, que como o nome indica, é puxada para o vinho. Ele traz ainda grade em preto brilhante com moldura cromada, saia dianteira, capas do retrovisor e adesivos no protetor lateral e na coluna traseira em vermelho e aerofólio com a parte superior em preto e a inferior em vermelho. As barras de teto são pintadas em alumínio e as rodas recebem um acabamento em preto brilhante.
Por dentro, bancos, apoio de braço e console frontal recebem revestimento em couro sintético preto com pespontos duplos em vermelho. Há ainda detalhes em vermelho nas saídas de ar, no apoio de braço das portas e no volante. O encosto dos bancos dianteiros traz a logo XPlay bordada. A soleira e os tapetes também trazem a logo estampada.
A racionalidade do Kicks, junto com a confiabilidade de um modelo que já está há quase oito anos no mercado sem apresentar problemas levam o modelo a ter uma regularidade de mercado impressionante, mesmo após o anúncio que a nova geração do modelo será produzida no Brasil em 2025. Em 2023, o modelo vendeu pouco mais de 50 mil unidades, ou cerca de 4.200 unidades por mês. Nestes três primeiros meses de 2024, manteve a mesma média. Com isso, galgou da quinta para a segunda posição entre os SUVs compactos mais vendidos do país.
 
Ponto a ponto
Desempenho – O conceito básico do Kicks continua valendo. O SUV combina potência mediana com baixo peso para chegar a um resultado eficiente entre desempenho e economia. Mas a popularização dos motores turbo, mais versáteis, envelheceu um pouco essa lógica. Ainda assim, o propulsor 1.6 16V aspirado de 110/113 cv e 15,2/15,3 kgfm, mesmo acoplado a um câmbio CVT, anima o SUV compacto com alguma dignidade, acelerações e retomadas progressivas, mas em agressividade. A sensação é que a potência é apenas suficiente, sem sobras. Nota 6.
 
Estabilidade – A configuração clássica da suspensão do Kicks, com McPherson na frente e eixo de torção atrás, se equilibra entre conforto, estabilidade e robustez. Há pouca rolagem de carroceria e é bastante neutro nas retas, sem necessidade daquelas pequenas correções de trajetória, comuns em veículos com quase 1,60 de altura. Nota 8.
 
Interatividade – Desde as versões básicas, o Kicks tem um bom nível de recursos. Na edição XPlay o conteúdo é basicamente o da versão intermediária a versão Advance, adicionado de elementos ornamentais e revestimento em couro sintético, espelho interno fotocrômico e carregador por indução – contraditoriamente, o espelhamento de celular é via cabo. Diante da oferta de equipamentos nas versões mais altas, o XPlay acaba sendo um tanto despojado. Nota 6.
 
Consumo – Na avaliação do Programa Brasileiro de Etiquetagem do InMetro, o novo Kicks CVT obteve um desempenho aceitável, cerca de 0,2 km/l melhor em cada quesito depois que se adequou ao Proconve L7. Ainda assim se manteve com as notas B na categoria e C na classificação geral, com médias de 7,8/9,5 km/l com etanol e 11,4/13,8 km/l com gasolina na cidade/estrada. Nota 7.
 
Conforto – A razão de ser de um SUV urbano ou crossover é ter um bom espaço interno em relação ao seu tamanho externo. O Kicks está bem dentro desse parâmetro. A suspensão, por sua vez, é um pouco dura para manter um bom controle da carroceria. Os pneus 205/55 R17 ainda acentuam essa rigidez. Por outro lado, os bancos Zero Gravity (gravidade zero), distribuem o apoio do corpo em vários pontos das costas dos ocupantes dianteiros e, mesmo sendo firmes, são bastante confortáveis. O isolamento acústico é dos melhores na categoria. Nota 8.

 
Tecnologia – Motor e plataforma do Kicks já sentem o peso da idade, mas a arquitetura eletrônica do modelo foi atualizada na renovação de três anos atrás. No entanto, os itens mais tecnológicos do Kicks ficam reservados para as versões de topo. A edição XPlay não traz itens mais sofisticados, como ar digital, câmera 360º, faróis de led ou recursos ADAS. Tem apenas câmera e sensores de ré. Nota 7.
 
Habitabilidade – O Kicks receber muito bem quatro adultos e, no máximo, uma criança no assento central traseiro. A altura da carroceria facilita o acesso ao habitáculo e o porta-malas comporta 432 litros – o que é razoável para a categoria. A cabine traz porta-objetos, sob o apoio de braços, à frente da alavanca de câmbio, no console central, e nas portas. Nota 8.
 
Acabamento – O interior do Kicks XPlay traz diversos detalhes em vermelho, exclusivos da versão, e há um evidente cuidado na montagem. O modelo também conta com a forração em couro sintético nos bancos, no apoio central e no console frontal, que emprestam um certo requinte ao ambiente. Ainda assim, há bastante plástico rígido visível, mesmo em áreas de toque. Os materiais transmitem a sensação de serem resistentes. Nota 7.
 
Design – A versão XPlay se diferencia por elementos em vermelho em diversas partes do Kicks. Por dentro, a cor aparece nos pespontos do revestimento em couro sintético, nos apoios de braço das portas, nas saídas de ar e no volante. A logo XPlay fica bordada no encosto dos bancos dianteiros. Por fora, esta logo aparece na tampa traseira e a cor vermelha está presente no teto, nas capas dos retrovisores, na saia dianteira, nos adesivos na base das portas e na coluna traseira e na parte inferior do aerofólio traseiro. As rodas são em preto brilhante e o conjunto passa uma ideia mais jovial. Nota 8.
 
Custo/benefício – O Kicks XPlay tem preço oficial de R$ 140.490 e o conteúdo é semelhante ao da versão Advance Pach Plus, que custa R$ 4 mil a menos. Essa diferença é justificada pela adição do aerofólio traseiro, do carregador por indução, da pintura bitom e dos detalhes em vermelho. Acontece que como o modelo é 23/24, está sendo oferecido com um desconto de R$ 8 mil, indo para R$ 132.490. Ainda não é um negócio da China, mas torna o modelo mais interessante. Em relação ao segmento, fica bem na faixa central de preço, onde estão as versões intermediárias de Chevrolet Tracker, Jeep Renegade e Hyundai. Nota 7.
 
Total – O Nissan Kicks XPlay somou 72 pontos em 100 possíveis.
 

Impressões ao dirigir
No limite da razão

O Kicks é essencialmente um crossover, no melhor sentido da definição. Ele une conforto e a dirigibilidade semelhante aos de um carro de passeio com a altura interna e tem distância livre para o solo de um SUV. Já a edição limitada XPlay agrega apenas um visual um pouco mais jovem – já que em mesmo o aerofólio não é efetivo em velocidades normais de uso (atua na aerodinâmica apenas acima de 130 km/h). Em relação a conteúdo, a versão, a rigor, é a intermediária da linha, com um conteúdo bastante racional, sem maiores luxos. Com isso, o modelo perde a vantagem tecnológica das versões de topo, mas ganha um pouco em custo/benefício.
O conceito dinâmico também mantém o foco na racionalidade. O carro é leve, tem motor de potência aspirado mediana e uma relação peso/potência próxima de 10 kg/cv. É realmente bem-comportado, indicado para quem quer ir do ponto A ao ponto B sem maiores emoções – nem pelo entusiasmo de um desempenho que impressione, nem pelo temor de ser deixado no meio do caminho. A mecânica e a estrutura do Kicks já provaram ser de extrema confiança.
Em relação ao conforto, os bancos ergonômicos aliviam, mas não evitam que a rigidez da suspensão e a fraca filtragem de irregularidades afete um pouco o conforto. O isolamento sonoro, por outro lado, é de muito boa qualidade. Os revestimentos e a decoração da versão XPlay tornam o Kicks um pouco menos sisudo, mas ainda assim, a racionalidade é dominante na interação com o SUV.
Após a atualização de meia-vida, o câmbio CVT ganhou uma evolução para abrir o leque de marchas, partindo de relações mais curtas e alcançando outras mais longas, o que resultou em melhores arrancadas e mais economia em ambiente rodoviário. Em suma, o trem de força é equilibrado e o câmbio CVT até oferece agilidade, mas sem qualquer pretensão esportiva.

 

Ficha técnica
Nissan Kicks XPlay

Motor: Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando com variação contínua de abertura das válvulas. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.

Transmissão: CVT, continuamente variável, com modo Sport. Tração dianteira. Oferece controle eletrônico de tração de série.
Potência máxima: 110/113 cv a 5.600 rpm com etanol e gasolina.
Aceleração 0-100 km/h: 11,8 segundos.
Velocidade máxima: 175 km/h.
Torque máximo: 15,2/15,3 kgfm a 4 mil rpm com etanol e gasolina.
Diâmetro e curso: 78 mm X 83,6 mm. Taxa de compressão: 10,7:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson com barra estabilizadora. Traseira por eixo de torção. Oferece controle eletrônico de estabilidade de série.
Pneus: 205/55 R17.
Freios: Discos ventilados na frente e tambor atrás. ABS com EBD. Oferece assistência de partida em rampa.
Carroceria: Utilitário esportivo compacto em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,31 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,61 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cabeça de série.
Peso: 1.136 kg.
Capacidade do porta-malas: 432 litros.
Tanque de combustível: 41 litros.
Produção: Resende, Rio de Janeiro.
Lançamento: 2016.
Atualização: 2021.
Preço da versão: R$ 140.490.

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