Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    academiadomecanico.com.br
    Facebook X (Twitter) Instagram
    academiadomecanico.com.br
    Home»NOTÍCIAS»Rodovias de São Paulo e Rio de Janeiro mostram crescimento anual, apesar de queda em maio, aponta levantamento Veloe
    NOTÍCIAS

    Rodovias de São Paulo e Rio de Janeiro mostram crescimento anual, apesar de queda em maio, aponta levantamento Veloe

    noticiassitesblogsBy noticiassitesblogsjunho 24, 2024Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


    Veloe

    O mês de maio marcou leve desaceleração no tráfego de veículos das estradas de São Paulo e Rio de Janeiro. No entanto, em horizontes temporais mais longos (maio/24 x maio/23, acumulado no ano e acumulado em 12 meses), os resultados ainda destacam crescimento no fluxo de veículos nas rodovias estaduais. É o que revela a última edição do Monitor de Tráfego nas Rodovias, levantamento realizado pela Veloe em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) com o objetivo de acompanhar o movimento de veículos desde janeiro de 2020. 

    Em São Paulo, o tráfego de veículos registrou uma queda de 1,6% em maio, considerando os ajustes sazonais. A redução foi mais acentuada entre os veículos pesados, que viram uma diminuição de 5,5% em relação ao mês anterior. 

    Em contraste, os veículos leves apresentaram uma queda mais modesta de 1,0%. No Rio de Janeiro, a queda foi mais discreta, com uma redução de 0,6% no tráfego total. Assim como em São Paulo, a diminuição foi maior entre os veículos pesados, que tiveram uma queda de 3,4%, enquanto os veículos leves viram uma redução de apenas 0,5%. 

    Essa queda pode ser atribuída à presença de feriados, como o Dia Mundial do Trabalho em 1º de maio e Corpus Christi em 30 de maio, que reduziram o número de dias úteis no mês. Entretanto, a disparidade entre a queda mensal e o crescimento anual sugere uma possível desaceleração na atividade econômica, particularmente no fluxo de veículos pesados em São Paulo.

    Apesar da queda mensal, o tráfego em ambos os estados mostrou um crescimento significativo em comparação com o mesmo período do ano passado. Em São Paulo, o tráfego aumentou 2,6% em maio de 2024 em relação a maio de 2023. O crescimento foi liderado pelos veículos pesados, que registraram um aumento de 6,3%, enquanto os veículos leves tiveram um crescimento de 2,1%. Já no estado fluminense, o aumento anual foi ainda mais expressivo, com um crescimento de 5,1%. A maior parte impulsionada por um aumento de 19% no tráfego de veículos pesados, em comparação com um crescimento de 3,4% nos veículos leves.

    Crescimento acumulado no ano e nos últimos 12 meses

    O balanço dos primeiros cinco meses de 2024 mostra um crescimento acumulado de 3,6% no tráfego de São Paulo e de 7,0% no Rio de Janeiro, quando comparado ao mesmo período de 2023. Em São Paulo, tanto os veículos leves (+3,2%) quanto os pesados (+6,7%) contribuíram para esse aumento. No Rio de Janeiro, os veículos leves cresceram 5,8% e os pesados, 16,3%.

    Contrastando o período dos últimos 12 meses com os 12 meses anteriores, São Paulo registrou um crescimento de 2,4% no fluxo de veículos, com veículos pesados crescendo 4,2% e veículos leves 2,2%. O Rio de Janeiro, por outro lado, viu um aumento expressivo de 63% no fluxo de veículos, com veículos pesados crescendo 10,1% e veículos leves 5,8%.

    Os dados refletem a importância contínua das rodovias para o transporte de cargas no Brasil. Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), cerca de 65% das cargas movimentadas no país são transportadas por rodovias. Por isso, entender as dinâmicas de tráfego rodoviário é crucial para a logística e a economia nacional.

    Para mais detalhes sobre os resultados, acesse os informes de São Paulo e Rio de Janeiro do Monitor de Tráfego nas Rodovias do Panorama Veloe de Indicadores de Mobilidade.

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    RENAN VINÍCIUS SPROVIERI
    [email protected]

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    noticiassitesblogs
    • Website

    Related Posts

    Nissan Versa é carro mais rentável de julho

    agosto 20, 2024

    Quando e por que trocar a bucha da suspensão? Profissional da Delphi tira essa e outras dúvidas

    julho 9, 2024

    Power2Drive South America: a feira e congresso fundamentais para infraestrutura de carregamento e eletromobilidade na América Latina

    julho 9, 2024
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.