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    O que é a equalização do amortecedor? Especialista da Monroe explica

    noticiassitesblogsBy noticiassitesblogsjulho 6, 2024Nenhum comentário3 Mins Read
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    04/07/2024 às 13h28min – Atualizada em 04/07/2024 às 16h02min

    MARCEL BRUNO SALGUEIRO – GRUPO PRINTER COMUNICAçãO

    DRiV Tenneco do Brasil



    Divulgação
    • Também chamado de escorvamento, procedimento equaliza a presença do gás no interior do amortecedor
    • Processo é simples, mas fundamental para evitar mau funcionamento dos amortecedores

    Projetados para funcionar na posição vertical, os amortecedores geralmente são armazenados horizontalmente. Isso pode fazer com que parte do gás instalado em seu interior se desloque para o tubo interno, denominado tubo de pressão, influenciando diretamente nas condições de amortecimento da unidade no início do seu uso. Como consequência, o amortecedor poderá funcionar de forma irregular. No entanto, essa é uma situação normal e que é facilmente resolvida com um procedimento, conhecido como equalização ou escorvamento do amortecedor. Juliano Caretta, supervisor de treinamento técnico da Monroe, marca da DRiV, divisão para o aftermarket do grupo Tenneco Automotive, explica como realizar esse processo e sua importância, para um funcionamento adequado do componente.

    Quando um amortecedor é retirado da embalagem, recomenda-se preparar a peça antes da instalação, para neutralizar quaisquer efeitos adversos decorrentes do envio e armazenamento na posição horizontal. Esse processo é chamado de equalização ou escorvamento e tem por objetivo retirar o gás comprimido do tubo de pressão e colocá-lo de volta no tubo reservatório. “Caso o procedimento não seja realizado antes da instalação, a performance e a eficiência do amortecedor ficarão comprometidas, com perda de desempenho e ocorrências de ruídos. E isso poderá ser interpretado como um defeito de instalação ou fabricação”, explica Juliano Caretta.

    Projetada para evitar que tais situações ocorram, a equalização pode ser concluída em três etapas simples:

    1. Posicionando o amortecedor na posição vertical e de instalação, certifique que a haste esteja plenamente aberta;
    2. Comprima a haste, virando o amortecedor de cabeça para baixo, empurrando-o até fechá-la totalmente;
    3. Vire novamente o amortecedor para cima e deixe a haste se estender sozinha.

    Esse procedimento deve levar menos de 45 segundos.  Repita-o por três ou quatro vezes seguidas. Depois de realizado o procedimento, os amortecedores estarão prontos para serem instalados e usados de forma eficiente, desde os primeiros movimentos da suspensão.

    Caretta alerta que o procedimento, embora simples, deve ser realizado em um espaço adequado para evitar acidentes que causem danos à peça ou mesmo ferimentos ao reparador. O uso de uma bancada apropriada e devidamente preparada, com uma base emborrachada para evitar que o amortecedor escorregue, além do uso de EPI’s (Equipamentos de Proteção Industrial), incluindo luvas e óculos de proteção, são recomendações do profissional para que a equalização do amortecedor ocorra sem incidentes, garantindo um serviço eficiente e seguro.

    Para mais dicas sobre a instalação de componentes de suspensão, incluindo amortecedores, acompanhe Juliano Caretta na série “Direto da Fábrica Monroe”, no canal oficial da marca no Youtube:
    https://www.youtube.com/@MonroeAmortecedores
     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    MARCEL BRUNO SALGUEIRO
    [email protected]

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