Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    academiadomecanico.com.br
    Facebook X (Twitter) Instagram
    academiadomecanico.com.br
    Home»NOTÍCIAS»NGK alerta sobre cinco problemas que as baixas temperaturas podem causar nos carros
    NOTÍCIAS

    NGK alerta sobre cinco problemas que as baixas temperaturas podem causar nos carros

    noticiassitesblogsBy noticiassitesblogsjunho 19, 2024Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


    Divulgação

    São Paulo, junho de 2024 – Com a chegada do inverno e as quedas de temperatura, alguns carros demoram para entrar em funcionamento. Isso ocorre porque, em motores a combustão do ciclo Otto (gasolina, etanol e flex), as baixas temperaturas podem dificultar a atomização (formação de gotículas) do combustível, aumentando a tendência de formação de filme líquido pela condensação.

    A NGK, marca da Niterra, multinacional japonesa também detentora da NTK e especializada em componentes para sistemas de ignição, lista os principais contratempos do inverno para os automóveis:

    1- Dificuldade na partida a frio dos motores: a baixa temperatura dificulta a vaporização do combustível, essencial para a ignição.

    2- Encharcamento das velas de ignição: o excesso de combustível não vaporizado pode molhar as velas, provocar a perda de isolação elétrica e prejudicar sua eficiência.

    3- Contaminação do óleo lubrificante do motor: partidas a frio frequentes em dias frios podem aumentar a contaminação do óleo com combustível não queimado, esse combustível não queimado passa pelo espaço existente entre os anéis e pistão contaminando o óleo lubrificante.

    4- Danos aos sensores de oxigênio: o choque térmico pode danificar os sensores, o combustível não queimado, pode ingressar nas partes internas do sensor, que por estar aquecido, favorece a quebra por choque térmico.

    5- Maior estresse sobre as baterias e motor de partida (arranque): o esforço extra para partir o motor em baixas temperaturas, bem como a prática de insistir na partida, pode aumentar o estresse sobre esses componentes.

    Cuidados específicos durante o frio

    Durante o frio, o motorista deve ter especial atenção com a bateria e com as velas, cabos e bobinas. No frio, a viscosidade do óleo lubrificante aumenta, exigindo mais energia para girar o motor. Para evitar falhas, é essencial manter a bateria em boas condições. 

    No caso das velas, a carbonização e a contaminação podem dificultar a partida a frio do motor. “O uso de velas de ignição especiais, como as G-Power (platina) e Iridium IX (irídio), facilita a centelha e melhora a partida do motor. A NGK também oferece cabos de ignição e bobinas para o sistema de ignição. A NTK ainda disponibiliza sensores de oxigênio (sondas lambdas) que otimizam o ajuste e a identificação do combustível”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra.

    Sobre a Niterra

    A multinacional NGK SPARK PLUG entrou em um processo de expansão e passou a se chamar Niterra Co., Ltd. Fundada em 1936, em Nagoia, no Japão, é a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes. No Brasil, a empresa atua há 64 anos, conta com cerca de 1.300 funcionários e possui uma fábrica com 625 mil m² em Mogi das Cruzes (SP). Em 2023, a companhia passou a se chamar oficialmente Niterra – a combinação das palavras latinas niteo e terra, que significam, respectivamente, “brilhar” e “planeta terra”. Trata-se de um marco na história do grupo o novo nome, que expressa o comprometimento em contribuir para uma sociedade mais ambientalmente sustentável e um planeta mais brilhante, bem como reflete tanto a jornada da empresa pela expansão contínua de seu portfólio de negócios quanto as transformações em curso na indústria automotiva, conforme o Plano de Gestão de Longo Prazo NGK SPARK PLUG 2030, que estabelece a direção da organização em cinco diferentes segmentos: Mobilidade, Medicina, Meio Ambiente & Energia, Comunicações, e Agronegócio. As marcas NGK (componentes automotivos) e NTK (sensores) foram mantidas para ambos os negócios. Para mais informações, acesse http://www.ngkntk.com.br/.

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    ANNA CARLA JURAZECKI DE MATTOS
    [email protected]

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    noticiassitesblogs
    • Website

    Related Posts

    Nissan Versa é carro mais rentável de julho

    agosto 20, 2024

    Quando e por que trocar a bucha da suspensão? Profissional da Delphi tira essa e outras dúvidas

    julho 9, 2024

    Power2Drive South America: a feira e congresso fundamentais para infraestrutura de carregamento e eletromobilidade na América Latina

    julho 9, 2024
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.