A Wialon, líder global em soluções de telemática para gestão de frotas, marca presença na Exposec, a principal feira de segurança da América Latina, pela segunda vez. A empresa apresenta como a tecnologia telemática está se tornando essencial para o setor de transporte brasileiro, oferecendo ferramentas robustas para superar os crescentes desafios de segurança, proteção e eficiência nas frotas.
De acordo com um estudo da Triton Market Research, espera-se um aumento significativo no mercado de gestão de frotas na América Latina, com um CAGR de 7,60% durante o período de previsão entre 2021 e 2028. A mesma tendência se aplica ao Brasil. A Frost and Sullivan prevê que a telemática de caminhões conectados no Brasil alcance 2,59 milhões de unidades até 2027, em comparação com 1,12 milhões em 2021, registrando um crescimento notável a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 15%.
A Wialon é uma das principais plataformas de IoT e gestão de frotas do mundo, oferecendo soluções completas de software para gestão de frotas e segurança através de mais de 2.600 empresas parceiras em mais de 150 países. Com mais de duas décadas de experiência na indústria de telemática e 3,9 milhões de unidades conectadas globalmente, a Wialon contribui significativamente para a expansão do mercado latino-americano, especialmente no Brasil.
“Como a 8ª maior economia do mundo, o Brasil é um mercado altamente atraente para a Wialon. Estamos comprometidos em expandir nossa presença no Brasil, colaborando com mais de 100 fornecedores locais de serviços telemáticos. Há uma demanda significativa no mercado por segurança viária e proteção de veículos e cargas, e acreditamos que nossas soluções podem melhorar a segurança geral do setor de transporte do Brasil”, diz Denis Grebennikov, Chefe do Centro de Desenvolvimento de Negócios da Wialon na América Latina.
No Brasil, onde a Wialon tem 30.000 veículos conectados ao sistema, as empresas parceiras oferecem serviços de gestão de frotas baseados na Wialon para milhares de empresas em vários setores, como transporte de cargas, serviços de entrega, transporte de cadeia fria e agronegócio.
Com tamanha presença, a Wialon identifica que o território nacional enfrenta diversos obstáculos que impactam diretamente a segurança nas estradas, a eficiência das operações e a competitividade das empresas. Entre os principais desafios, estão:
- Aumento da sinistralidade: Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), 2023 registrou o maior número de mortes em acidentes nas rodovias federais brasileiras dos últimos seis anos. O total de vidas perdidas alcançou 5.621, representando um aumento de 3,34% em relação a 2022, um número alarmante que reforça a necessidade de medidas para melhorar a segurança viária.
- Insegurança nas estradas: Roubos de cargas, assaltos a motoristas e outros crimes representam uma séria ameaça ao setor, causando perdas financeiras significativas e gerando medo e insegurança entre os profissionais.
- Custos operacionais em alta: O aumento do preço dos combustíveis, peças de reposição e pedágios pressiona os custos das empresas de transporte, exigindo soluções inovadoras para otimizar as operações e reduzir despesas.
- Falta de mão de obra qualificada: A escassez de motoristas experientes e outros profissionais qualificados no setor de transporte dificulta a expansão das empresas e compromete a qualidade dos serviços prestados.
Logo, a segurança pessoal e a proteção dos veículos são grandes preocupações no Brasil, tornando a telemática uma ferramenta inestimável para abordar essas questões urgentes. “Nossa plataforma oferece um conjunto abrangente de recursos de segurança, incluindo monitoramento em tempo real do comportamento do motorista, notificações instantâneas para qualquer desvio e análises detalhadas para ajudar os gestores de frotas a tomar decisões informadas. Ao rastrear métricas como velocidade, frenagens bruscas e acelerações rápidas, a Wialon permite que os operadores de frotas identifiquem comportamentos de risco e implementem ações corretivas. Além disso, nosso sistema fornece notificações para uso não autorizado do veículo, desvios de rota e possíveis violações de carga, garantindo um nível mais alto de segurança para veículos e cargas. Através desses recursos avançados de segurança, a Wialon visa não apenas melhorar a eficiência operacional, mas também contribuir para a redução de acidentes e aumentar a segurança geral das estradas do Brasil”, diz Denis Grebennikov.
O aumento do custo total de propriedade (TCO) representa um desafio significativo para os gestores de frotas, abrangendo várias despesas como combustível, manutenção, seguro e depreciação. Conforme revelado por insights da Fleet Latam conference in 2023, a maioria significativa dos gestores de frotas está se preparando para um aumento no TCO em comparação com anos anteriores. Com 29% dos entrevistados esperando que seu TCO dispare mais de 10%, e outros 21% antecipando um aumento entre 5% e 10%, está claro que mitigar os custos operacionais crescentes é primordial.
A Wialon reconhece a necessidade crítica de soluções que melhorem a eficiência da condução e reduzam os custos operacionais. Aproveitando os dados telemáticos, os gestores de frotas podem monitorar o consumo de combustível e implementar programas de manutenção preventiva, reduzindo efetivamente o crescimento do TCO.
Sobre a Wialon
A Wialon é a plataforma de gestão de frotas com 3,9 milhões de veículos conectados em mais de 150 países. Com mais de 20 anos de experiência, a Wialon ajudou milhares de empresas a otimizar suas operações, processando e analisando dados telemáticos de forma eficiente. A Wialon é desenvolvida pela Gurtam, uma empresa global de desenvolvimento de software com sede em Vilnius e escritórios em Boston, Dubai e Tbilisi.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PATRICIA SERENO ZYLBERMAN
[email protected]