Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    academiadomecanico.com.br
    Facebook X (Twitter) Instagram
    academiadomecanico.com.br
    Home»CARROS»5 motivos para começar a digitalizar sua oficina mecânica hoje
    CARROS

    5 motivos para começar a digitalizar sua oficina mecânica hoje

    noticiassitesblogsBy noticiassitesblogsnovembro 1, 2023Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


    Divulgação – Mecanizou

    São Paulo, outubro de 2023 – Não é só criar páginas em redes sociais e receber boas avaliações no Google, o processo de digitalização das oficinas mecânicas precisa ir muito além disso. O setor caminha, ainda de forma tímida dentro deste processo, que é fundamental para a sobrevivência do negócio e teve crescimento de 4,88% registrado no primeiro trimestre deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado, em pesquisa produzida pela CINAU (Central de Inteligência Automotiva).

    A promoção digital deste setor, não apenas aumenta a eficiência das operações de uma oficina mecânica, mas também aprimora a experiência do cliente. Em um mundo cada vez mais conectado, investir em tecnologia pode ajudar as oficinas a se destacarem da concorrência e a atender às expectativas de quem necessita do serviço.

    Ian Faria, CEO da Mecanizou, startup que conecta oficinas mecânicas e revendedoras a fornecedores de peças automotivas, por meio da tecnologia e uso de dados, é um entusiasta neste assunto, o executivo destaca que na pandemia ficou evidente que as mecânicas eram um serviço essencial e, mais do que isso, era preciso olhar para a realidade dos envolvidos neste setor mais de perto. “Percebemos que a oficina mecânica é a principal responsável por manter a indústria funcionando, mas bem poucas têm suporte tecnológico e, além disso, é a última a receber oportunidades”, contou Faria.

    Por isso, segundo Ian, é necessário promover a digitalização de toda a cadeia de suprimentos, mas tendo o mecânico como o tomador de decisão central. “Eles não apenas compram peças, eles são os tomadores de decisão do mercado automotivo e, para fomentar ainda mais essa cadeia, precisam ser amparados e entendidos nessa transição tecnológica.”, afirma o CEO, que também listou cinco motivos pelos quais as oficinas mecânicas devem considerar a digitalização.

     

    • Melhor gerenciamento de dados

    Permite que as oficinas armazenem e gerenciem informações de clientes, históricos de serviços e inventário de peças de forma mais eficiente. Isso facilita o acesso rápido a informações importantes, reduzindo erros e economizando tempo.

    Oferecer a opção de agendamento de serviços online torna mais conveniente para os clientes marcarem suas visitas. Isso pode aumentar a eficiência da oficina, permitindo que ela se prepare para o trabalho com antecedência e reduza o tempo de espera do cliente.

    A digitalização facilita a comunicação com os clientes por meio de mensagens de texto, e-mails ou aplicativos móveis. Isso permite que as oficinas informem os clientes sobre o status de seus veículos, estimativas de custos e conclusão de serviços de forma mais eficaz.

    • Gestão de estoque e peças

    A tecnologia pode ajudar as oficinas a controlar seu estoque de peças com mais excelência. Se bem aproveitado, reduz o desperdício de forma considerável, além de garantir a disponibilidade de peças necessárias e melhorar a gestão de fornecedores.

    • Análise de desempenho e marketing direcionado

    Com sistemas digitais, as oficinas podem coletar dados sobre o desempenho de seus serviços, preferências dos clientes e tendências de mercado. Essas informações podem ser usadas para tomar decisões informadas, personalizar o marketing e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos.

     

    Sobre a Mecanizou

    Fundada em 2020 por Ian Faria e André Simões, a Mecanizou é uma startup que vem transformando o mercado de autopeças, trazendo mais transparência, simplicidade e agilidade, com a digitalização dos serviços. Por meio da tecnologia proprietária e inteligência de dados, a empresa possibilita a conexão entre as oficinas mecânicas e a indústria automotiva, a fim de promover a digitalização do setor e tornar a compra de peças mais fácil, precisa, inteligente, econômica e produtiva. No início de 2023, a startup anunciou rodada de investimentos no valor de US$14,5 milhões (R$76 milhões), liderado pela Monashees, pioneira na indústria de capital de risco no Brasil e na América Latina, o aporte contou também com a participação de Alexia Ventures, FJ Labs e Dalus Capital, e é a segunda rodada em pouco mais de um ano. Em janeiro de 2022, a empresa já havia captado US$ 4 milhões em rodada seed. Mais informações em www.mecanizou.com. 

     

    Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
    U | U
    U

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    noticiassitesblogs
    • Website

    Related Posts

    De quanto em quanto tempo devo fazer manutenção preventiva no carro?

    agosto 20, 2024

    Como Saber se Precisa Trocar a Bateria do Carro?

    agosto 20, 2024

    Nissan Versa é carro mais rentável de julho

    agosto 20, 2024
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.