O tão esperado período de fim de ano chegou e muitos brasileiros aproveitam para descansar e pegar a estrada. Para que a viagem seja de fato especial, a atenção ao carro é um fator primordial, afinal qualquer problema mecânico pode prejudicar ou até mesmo inviabilizar um passeio, além do custo inesperado com o conserto.
Antes de viajar, o ideal é levar o carro para uma manutenção veicular, que fará um check up do veículo para sinalizar se está tudo em dia ou se há necessidades de reparação e/ou troca de peças. A expressão “prevenir é melhor do que remediar” traduz a importância da revisão de veículos.
O piloto da Stock Car, Bruno Baptista, costuma aproveitar o recesso de fim de ano da categoria para viajar de carro. Ele lista problemas comuns ocorridos no veículo em uma viagem e que podem ser evitados com ações preventivas:
1 – Cuidado com trinca/fissura no para-brisa
Imagine ter o veículo multado e apreendido em plena viagem por conta de pequenos danos no para-brisa? O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) informa que pode haver, no máximo, dois danos em um pára-brisa, sendo que esses danos não podem ser superiores em de 4 cm de diâmetro em uma configuração circular ou qualquer outro dano acima de 10 cm de comprimento.
Não pode haver também nenhum dano na área crítica de visão do condutor. O descumprimento resulta em infração de natureza grave, cinco pontos na CNH, multa e retenção do veículo para regularização.
Em vez de viajar com para-brisa trincado, o ideal é promover a substituição do para-brisa, que pode ser solucionado no mesmo dia.
“Viajar com a visão prejudicada no para-brisa é muito perigoso, ainda mais no período noturno. Nesses casos, a substituição do equipamento é a melhor alternativa e sua fixação é feita de forma eficiente com adesivos poliuretanos, como o Teroson Bond, possibilitando que o condutor volte a utilizar o veículo poucas horas depois”, explica Bruno Baptista, que venceu etapa recente na Stock Car.
2 – Motor higienizado evita problema e gasto extra
Os veículos estão sujeitos a acúmulo de resíduos carbonizados dentro do motor, principalmente. A presença desses resíduos ocorre geralmente pela queima inadequada de combustível.
“A carbonização excessiva nas áreas internas do sistema do motor dificulta o fluxo de combustível e, em consequência, gera consumo maior de combustível. Em uma viagem longa, esse consumo desnecessário de combustível pode também pesar no bolso”, salienta o piloto da Stock Car.
A higienização do motor deve ser feita na manutenção por profissionais com o uso de descarbonizantes, como o Loctite SF 7979, para a remoção de impurezas de bicos injetores, pistões, válvulas de admissão e escape, carburadores e câmaras de motores, entre outros.
3 – Atenção aos rolamentos
Os rolamentos agem para que toda a mecânica flua em sincronia. Ocorre que a má fixação dos rolamentos pode colocar em risco todo o sistema, podendo até gerar superaquecimento, o que afeta diretamente o desempenho e segurança do veículo .
A análise do desempenho dos rolamentos e o do sistema na roda é feita na manutenção veicular. A montagem correta pode ser realizada com o uso de adesivos anaeróbicos Loctite, permitindo que seja aplicado a tensão correta e que o componente trabalhe dentro de suas especificações.
4 – Cuidado com a suspensão
Depois dos pneus, a suspensão é quem sente os impactos do asfalto. É comum encararmos em períodos de férias vias de terra, esburacadas e cheias de ondulações. O maior volume de chuvas de fim de ano pode prejudicar ainda mais as superfícies.
Para encarar tantas adversidades, é importante que os componentes de todo o sistema de suspensão estejam bem fixados. O afrouxamento e soltura de porcas e parafusos podem comprometer o funcionamento eficiente da suspensão, elevando o risco de acidente. Adesivos anaeróbicos, como o Loctite 277, costumam ser aplicados na manutenção veicular para o travamento de roscas e parafusos, garantindo maior segurança.
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